O Ministério Público, através da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, convocou uma reunião com o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER) em Londrina, José Ferreira Heidgger. O objetivo é cobrar esclarecimentos referentes a polêmica obra do viaduto da PR-445, que está sendo sustentando por "escoras metálicas".
A repercussão sobre o assunto aumentou após um engenheiro especialista em pontes e viadutos, em entrevista à rádio Paiquerê AM, definir o escoramento como "anormal" em obras feitas com estrutura pré-moldada. A cópia do audio foi encaminhada pelos vereadores Roberto Fú e Lenir de Assis ao MP na tarde desta quarta-feira (26).
"O Ministério Público já tinha instaurado um procedimento para verificar se existe alguma responsabilidade administrativa dos agentes públicos do Estado na execução da obra. A reunião foi agendada para que tenhamos mais esclarecimentos por parte do DER sobre a real situação da obra", afirmou o promotor Renato de Lima Castro.
Como a responsabilidade de Castro é verificar questões administrativas, a documentação será remetida à Promotoria de Direitos e Garantias Constitucionais, que deverá verificar as condições da obra, podendo inclusive interrompê-la para verificar problemas estruturais durante a execução.
"Garantir a segurança ao usuário que trafega pela via é algo a curto prazo. Por este motivo encaminharemos a documentação à Promotoria de Direitos e Garantias Constitucionais, que se entender pertinente poderá entrar com uma ação judicial cautelar para que seja determinada uma perícia na obra", disse.
A reunião entre o MP e o DER acontece na sexta-feira (28), às 10h, na sede do MP em Londrina.