O Comitê Pelo Passe Livre promove neste sábado (31) um debate sobre a situação do transporte coletivo em Londrina. Redução de tarifa e estatização do transporte estarão entre os temas a serem discutidos, além da proposta de "tarifa zero" elaborada pelo Movimento Passe Livre de São Paulo. Um representante do grupo paulista estará presente no debate.
"Ainda não defendemos a bandeira da tarifa zero em nosso movimento. Por isso queremos conhecer detalhadamente, saber como funciona, para ver se pode ser incorporada à realidade de Londrina. É só o começo de um debate", afirmou Evaristo Colmán, um dos representantes do comitê. A expectativa é de que cerca de 100 pessoas participem da discussão.
O MPL de São Paulo foi o responsável por desencadear uma série de manifestações que se espalharam por todo o país em junho. Como resultado, o reajuste de 20 centavos previsto para o transporte da capital paulista foi suspenso após os protestos, efeito repetido em diversas cidades.
Leia mais:
Em Londrina, professores da rede municipal lançam livro sobre educação patrimonial nesta quinta
Aeroporto de Londrina deve receber 64 mil passageiros em dezembro
Aumento salarial para vice-prefeito e secretários de Londrina terá impacto de R$ 3 milhões
Prefeitura de Londrina publica edital para licitar aquisição da Torre de Observação Rural
A proposta de "tarifa zero" elaborada pelo movimento paulista tem como pilar a criação de um Fundo de Transporte municipal, que utilizaria recursos arrecadados em escala progressiva, ou seja, quem pode menos, paga menos pela tarifa, e quem não tem condições de arcar com o preço de transporte fica isento. A compensação seria feita com aumento de tributos para empreendimentos considerados de grande porte.