Um grupo formado por motociclistas realizou atos em protesto à violência no trânsito na manhã desta sexta-feira (26), em Londrina. Aproximadamente 50 pessoas bloquearam a avenida Winston Churchil, próximo ao cruzamento com a rua Edwiges Massagardi Baldan, o mesmo local onde aconteceu o acidente entre um carro e uma moto na tarde de ontem. A colisão deixou um menor de 17 anos em estado grave e uma passageira de 39 anos ferida.
Por volta das 10h40, os manifestantes estacionaram as motocicletas no meio da via que dá acesso à zona norte e colocaram os capacetes no chão para impedir a passagem dos veículos. Eles fizeram uma roda e rezaram o Pai Nosso. Por causa do protesto, o tráfego nos dois sentidos ficou totalmente interditado por cerca de uma hora. Policiais militares compareceram ao local e realizaram o controle e orientação do fluxo.
Ao meio-dia, eles seguiram para a rotatória entre as avenidas Rio Branco e Leste Oeste, onde colocaram as motos em cada um dos sinaleiros e obstruíram totalmente o tráfego. As lideranças pretendem liberá-las apenas às 12h40.
De acordo com João Luis Godin Junior, um dos integrantes do grupo União dos Motoboys de Londrina, as principais reivindicações são por melhorias na sinalização vertical e horizontal, a instalação de um semáforo ou o fechamento do canteiro central na avenida Winston Churchil. Eles também pedem a presença de um representante da Prefeitura ou da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) para expor os problemas mais críticos da cidade. Caso não haja avanço nas negociações, o grupo pretende fechar novamente a rotatória central às 18h.
Por meio da assessoria, a CMTU informou que a direção pretende se reunir com os representantes do movimento e outras entidades no intuito de criar soluções conjuntas a fim de diminuir o número de acidentes envolvendo, principalmente, condutores de moto.
O acidente
Na colisão de ontem, um adolescente de 17 anos trafegava pela Winston em uma Honda Titan quando foi atingido por um Renault Clio, cujo motorista tentava acessar a avenida principal pela rua Edwiges. O menor transitava na preferencial, apesar de ser inabilitado.
De acordo com a assessoria do Hospital Evangélico, o menino sofreu traumatismo craniano, está sedado e entubado. A passageira do automóvel está sob cuidados médicos do Hospital do Coração e não corre risco de morte. O condutor do carro nada sofreu.
(Atualizada às 12h29).
(Com informações da repórter Viviani Costa, da Folha de Londrina).