Londrina

Merenda escolar pode ficar 50% mais cara em Londrina

24 jan 2011 às 10:19

A prefeitura de Londrina publicou edital de licitação na modalidade pregão presencial para contratar empresa que para preparar a merenda escolar com valor máximo de R$ 8.524.925,52, custo 50% superior ao contrato assinado no ano passado, em 27 de janeiro.

Nestes últimos 12 meses, a prefeitura pagou R$ 5.652.621,84 pelo mesmo serviço, que vem sendo executado pela empresa Geraldo J. Coan e Cia Limitada, com sede em Tietê, São Paulo. O contrato foi aditado cinco vezes, acrescentando 12,63% ao valor do contrato original.


Este contrato assim como o novo edital para a merenda não inclui os produtos da alimentação; somente a mão de obra, ou seja, os funcionários que preparam a alimentação, fazem a limpeza das cozinhas das escolas e distribuem as refeições.


A prefeitura é quem compra os alimentos e os leva aos locais onde eles são preparados. O contrato prevê o fornecimento de alimentos para as escolas, centros de educação infantil, projetos da secretaria de Assistência Social e da Secretaria da Mulher.


O novo edital prevê a contratação de 136 cozinheiras, 176 auxiliares de cozinha e 14 lactaristas, para as creches.


O secretário de Gestão Pública, Marco Cito, disse os gastos com mão de obra vão aumentar 50% porque neste ano a prefeitura vai oferecer educação integral a mais 2,5 mil crianças, número também 50% superior ao de crianças atualmente matriculadas na educação integral. "O aumento é justamente por causa do aumento em 50% do número de crianças na educação integral", disse Cito.


No entanto, as 2,5 mil crianças representam apenas 7,14% do total de 35 mil alunos da rede pública municipal. O secretário Marco Cito não soube dizer quantas merendeiras serão contratadas a mais para atender o maior número de alunos.


O secretário disse ainda que o contrato, que tem validade de um ano, mas poderia ser prorrogado por até 5 anos, foi renovado justamente em razão da necessidade de aumentar seu valor.

A secretária de Educação, Karen Sabec, foi procurada pela reportagem do Bonde na manhã de hoje, mas ainda não foi localizada. (com informações da rádio Paiquerê AM)


Continue lendo