A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, receberá, nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o "V Prêmio Galba de Araújo", oferecido pelo Ministério da Saúde para destacar hospitais que mais investem no parto normal e atendimento humanizado a gestantes e bebês.
Em fevereiro, o Ministério da Saúde já havia enviado à maternidade a placa comemorativa ao prêmio, além da premiação em dinheiro, no valor de R$ 50 mil, que será revertido em melhorias ao hospital.
O prêmio "Galba de Araújo" representa será concedido em virtude da diminuição no número de cesáreas e da estrutura oferecida à gestante durante e no pós-parto, entre outros quesitos. De acordo com o gerente da maternidade, Rodrigo Rosseto Avanso, o prêmio é uma coroação ao esforço e empenho de toda a equipe que trabalha na área de obstetrícia na cidade. "A maternidade recebe o prêmio, mas não podemos nos esquecer que este trabalho começa antes, na unidade básica de saúde. O prêmio é para a cidade de Londrina e, mais que isso, para a mulher londrinense", afirmou.
A maternidade já havia sido selecionada como a melhor, na etapa estadual, nas últimas três edições do prêmio. Os números registrados em 2006 mostram que o hospital tem investido no estímulo ao parto normal. De janeiro a setembro do ano passado, a média de partos normais realizados foi em torno de 73%, bem acima da média nacional. Além disso, a maternidade também inovou no ano passado, oferecendo o serviço de registro das crianças no próprio hospital, antes de receberem alta. Até setembro, 1.754 bebês já haviam deixado o hospital com o registro de nascimento.
Estes e outros fatores, como o serviço de atendimento odontológico e a realização dos testes do pezinho e da orelhinha, foram apontados por Avanso como fundamentais para que a maternidade recebesse o prêmio.
Desde que a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai começou a atender a população, em 1993, foram realizados 50 mil partos. Em média, são feitos entre 3.500 e 4 mil partos por ano, o que representa 70% do total de nascimentos ocorridos na cidade. Em 2000, a instituição já havia recebido o prêmio "Amigo da Criança", da Unicef.
O "Galba de Araújo" é o segundo prêmio recebido pela Prefeitura de Londrina em virtude do trabalho realizado na saúde em 2006. Em maio do ano passado, a cidade foi premiada, também pelo Ministério da Saúde, em virtude da correta aplicação dos recursos na implantação do Programa Saúde da Família (PSF).