Mais da metade dos candidatos que irão prestar vestibular de inverno da Universidade Estadual de Londrina (UEL) são de outros Estados. Dos 27.794 candidatos inscritos, 14.370, cerca de 53% vêm de várias cidades do País. Somente de São Paulo vão fazer as provas 11.790 pessoas, cerca de 42%.
Candidatos que declararam residir em Londrina somam 7.172. Esse número, somado com candidatos de outras cidades do Paraná resulta em 13.424, cerca de 48% do total. Os candidatos irão disputar as 1.485 vagas ofertadas em 40 cursos de cursos de graduação.
De acordo com dados divulgados pela Comissão Permanente de Vestibular (Copese), das cidades que compõem a região metropolitana de Londrina, Tamarana, Rolândia, Ibiporã e Cambé, vêm 1510 candidatos. Depois de São Paulo, o Estado de Minas Gerais vem em segunmdo lugar com 767 candidatos. O Estado de Mato Gosso do Sul, com 560 candidatos, está em terceiro lugar no número de inscritos, seguido por Goiás, com 443 e por Santa Catarina, com 233. De Brasília são 152 inscritos. Um candidato do Paraguai se inscreveu para o vestibula da UEL.
O cartão do candidato, que informa o número de inscrição, local, data de prova e opção do curso de língua já começou a ser enviado pelo correio. A partir da próxima semana, as informações do cartão estarão disponíveis na internet (www.uel.br/vestibular). As provas começam no dia 15, domingo, e termina no dia 18. No dia 19, farão prova de habilidade específica os candidatos aos cursos de arquitetura, educação artística, música, desenho industrial e estilismo e moda.