Londrina venceu o Prêmio SENATRAN 2023, promovido pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), vinculada ao Ministério dos Transportes, como a cidade que mais apresentou iniciativas no cumprimento dos objetivos do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), que pretende diminuir ao menos à metade o registro de óbitos e de feridos graves nas vias do país até 2030.
A cerimônia de premiação foi realizada nesta quarta-feira (13), em Brasília, e contou com a participação do diretor-presidente da companhia, Marcelo Cortez, e do gerente operacional de trânsito Laercio Voloch.
Representado pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), o município foi campeão na categoria Gestão da Segurança no Trânsito, voltada à categoria municipal.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
Como condecoração, o município recebeu o troféu Prêmio SENATRAN, além de certificados individuais de premiação destinados à companhia. A cidade também ganhou direito ao uso do Selo Prêmio SENATRAN em materiais de divulgação impressa ou eletrônica, e passou a compor o Repositório Institucional da SENATRAN – espaço virtual cujo objetivo é promover a transparência, a difusão de conhecimento e a colaboração entre os diferentes atores do SNT (Sistema Nacional de Trânsito).
Os requisitos de participação no concurso foram relacionados à confiabilidade das informações apresentadas e que estivessem diretamente relacionados aos produtos e ações indicados no PNATRANS.
Dentre as ações cadastradas pela CMTU estiveram: parcerias entre instituições para intensificação da fiscalização; criação de grupo de trabalho sobre mobilidade e segurança viária; ações educativas em escolas, nas ruas e mídias sociais; melhoria da sinalização viária; ampliação do monitoramento eletrônico e execução de obras de engenharia para tratamento de pontos críticos.
Para o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, a premiação é o reconhecimento, em nível nacional, do trabalho realizado em Londrina na defesa da vida. “Temos investido esforços em várias frentes, de forma a promover uma ação integrada capaz de diminuir o número de mortos e feridos nas vias. Temos ciência de que há muito caminho pela frente, já que nenhum óbito no trânsito é aceitável, mas a homenagem recebida mostra que estamos no rumo certo e nos estimula a avançar”, comemorou.
Honraria
O Prêmio SENATRAN é uma iniciativa do Ministério dos Transportes, comandado atualmente por Renan Filho (MDB), que visa reconhecer instituições, profissionais e acadêmicos dedicados à segurança no trânsito em suas áreas de atuação. A premiação busca incentivar organizações públicas e privadas a aderirem ao PNATRANS, estimulando o engajamento da sociedade em atividades que promovam a redução dos sinistros de trânsito.