Começa nesta sexta-feira (14) no distrito de São Luiz, em Londrina, a 12ª Festa do Café e do Frango, com a realização do 13º Encontro de Cafeicultores de Londrina. A festa vai até a noite de domingo. O engenheiro-agrônomo Ildefonso José Haas, extensionista da Emater, disse que Londrina ainda se destaca no Paraná, tendo a maior área municipal de café, com 5,1 mil hectares cultivados por 460 produtores e produtividade média 15 sacas beneficiadas por hectare nesta safra.
Ildefonso destaca que a tradição do encontro em sua 13ª edição visa promover anualmente o modelo tecnológico do sistema adensado que tem como meta a produção de cafés finos, dentro dos critérios do programa Café Qualidade Paraná. "Temos apenas 20% da área em sistema adensado e com isso nossa produtividade é baixa, porém com alto potencial de aumento da produção qualificada, se adotado a renovação do parque cafeeiro e as novas técnicas de instalação, manejo, colheita e pós-colheita", afirma.
O encontro começa às 13 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na recepção do evento, no Barracão da Associação de Pais e Mestres da Escola Euzébio Barbosa de Menezes, na sede do distrito.
A comissão organizadora preparou o encontro para 150 participantes convidados, inclusive dos demais distritos cafeeiros, como Guairacá, Lerroville, Guaravera, Warta e Espírito Santo. Na programação estão temas abordando desafios da cafeicultura municipal, apresentação da primeira avaliação de 27 amostras de cafés do distrito visando divulgar a melhoria da safra, propostas e recomendações técnicas para incremento da atividade e organização dos cafeicultores para comercialização dos cafés de qualidade.