Depois de dias secos, Londrina pode ter uma quinta-feira com chuviscos isolados. O calor, entretanto, deve permanecer, de acordo com Angela Beatriz Costa, agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná). A mínima registrada nesta quinta foi de 19.8°C e a máxima deve chegar até 34°C.
"Nos próximos dias, a condição de instabilidade deve prevalecer em Londrina, com chuvas isoladas e mal distribuídas na região", afirma a agrometeorologista.
Com isso, a tendência é que haja uma melhora na umidade relativa do ar. Na quarta (16), a média da umidade ficou em 42%. Na manhã desta quinta, o índice ficou em 66%. O recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é que a umidade fique acima dos 60%.
Caso a previsão se confirme, os chuviscos dos próximos dias podem trazer um alívio também aos agricultores, que sofrem com o deficit hídrico, que é quando o volume de chuva é inferior aos valores de evaporação e transpiração das plantas.
A média pluviométrica histórica de outubro em Londrina é de 154 mm (milímetros). Porém, a duas semanas do fim deste mês, apenas 14.8 mm de precipitação acumulada foram registradas.
(*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg)