A empresa Londrisul, responsável pelo serviço de transporte coletivo na zona rural de Londrina, precisou trocar os ônibus tradicionais pelos microônibus para evitar novos casos de atolamento na estrada rural que liga o distrito de Paiquerê ao patrimônio de Guairacá. De acordo com informações de moradores da região, pelo menos cinco coletivos ficaram atolados na rodovia entre quarta (24) e esta sexta-feira (26).
"Continua tudo na mesma. Quanto mais chove, mais a situação fica complicada", resumiu Alexandre Kikuchi, agricultor de Guairacá.
O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Rodrigo Trigueiro, garantiu que a estrada vai receber moledo na próxima semana. "Vamos fazer o que podemos", destacou.
Ele confirmou que, atualmente, a secretaria com apenas dois caminhões e uma motoniveladora para dar conta de todas as estradas rurais de Londrina. "Os demais equipamentos estão quebrados e, para arrumá-los, só com licitação", disse. O município também espera pelo final do período eleitoral para receber novos maquinários do Governo Federal.
Trigueiro lembrou, ainda, que a secretaria pretende recapear a estrada de Guairacá. "Temos R$ 1 milhão do Governo do Estado. Estamos finalizando o projeto e pretendemos licitar o serviço no início do próximo ano", garantiu.
Já os moradores alegam que esperam pelo asfalto desde o final da década de 1980, quando Wilson Moreira era prefeito de Londrina.