A Prefeitura de Londrina, por meio da SMPM (Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres), vai inaugurar na próxima segunda-feira (14) a Sala da Mulher Empreendedora.
A iniciativa, que acontece em parceria com o Sebrae/PR, tem como objetivo fornecer suporte e orientação a todas as mulheres de Londrina, auxiliando-as na formalização e no desenvolvimento de seus micro e pequenos negócios rumo ao sucesso.
Após a inauguração do espaço, terá início a 1ª Feira da Mulher Empreendedora, que vai reunir 60 expositoras com produtos e serviços diversos.
A inauguração da Sala da Mulher Empreendedora está marcada para às 9h30 na sede da SMPM, localizada na rua Valparaíso, esquina com a Avenida Higienópolis. A 1ª Feira da Mulher Empreendedora estará aberta ao público até às 17h, na Praça Júlio do Amaral Neto, também conhecida como Praça do Mercado Guanabara.
Liange Doy Fernandes, secretária municipal de Políticas para as Mulheres, mencionou que a ideia de criar a Sala da Mulher Empreendedora na SMPM surgiu do Sebrae/PR, devido às atividades realizadas no COM (Centro de Oficinas para Mulheres), que promovem a autonomia financeira e a geração de renda entre as participantes.
“A adesão das mulheres aos nossos cursos tem sido muito grande e, por isso, é uma oportunidade para nós e para o Sebrae, de fortalecermos o empreendedorismo feminino em Londrina”, citou.
Essa será a primeira Sala da Mulher Empreendedora no estado do Paraná e a terceira no país. “Para a mulher que deseja empreender, ter o apoio técnico da SMPM e do Sebrae é importante para que a atuação seja mais assertiva, desde o início. Ou seja, para que ela saiba como precificar seu produto, como vender e assim assegure a sustentabilidade do seu negócio”, acrescentou Fernandes.
De acordo com Fabrício Bianchi, gerente da Regional Norte do Sebrae-PR, esse espaço visa fortalecer o empreendedorismo feminino, não apenas na cidade, mas em todo o Brasil.
“Teremos ali diversos serviços à disposição para que as mulheres que querem empreender, e que buscam essa alternativa, seja por necessidade ou por oportunidade, recebam orientações e consultorias. Teremos também cursos, nas várias temáticas de gestão, finanças, mercado, inovação, para que elas possam ter toda condição de fazer com que suas empresas se desenvolvam. Na Sala, essas microempreendedoras individuais vão poder tirar suas dúvidas, serem orientadas e atingirem o sucesso com seus empreendimentos”, elencou.
Bianchi também enfatizou o papel significativo das mulheres no empreendedorismo brasileiro, paranaense e de Londrina.
“Muitas das mulheres que identificamos nas diversas capacitações oferecidas pelo Sebrae e outros do Sistema S, como Senac e Senai, estão buscando uma alternativa pra empreender. Seja na área de estética, panificação, confecção ou venda de outros produtos, são muitas as oportunidades. Por isso é tão importante ter essa estrutura, para orientação e para motivar a participação das mulheres, pensando nas empresas que podem ser abertas bem como naquelas que já existem, e que possam receber toda a assistência necessária”, reforçou.