Londrina

Londrina distribui kit para análise do rio Lindóia

11 nov 2003 às 13:01

Porcentagem de oxigênio dissolvido, índice de ph e quantidade de coliformes são alguns dos parâmetros necessários para a análise da qualidade da água de um rio. Tais conhecimentos poderiam ficar restritos aos técnicos e ambientalistas, apesar de já estar comprovada a necessidade de envolvimento popular na conservação das águas.

Para aproximar a comunidade da preservação e dos estudos de qualidade da água, a Prefeitura de Londrina vai distribuir no Dia Nacional do Rio (24 de novembro) kits com materiais para análise do ribeirão Lindóia. Os materiais serão entregues a nove escolas estaduais que vão realizar coletas e estudos periódicos durante um ano.

Segundo Alice Aparecida e Silva, assessora de gabinete da Secretaria Municipal do Ambiente, o material é o mesmo utilizado pela organização não-governamental SOS Mata Atlântica. A análise será realizada nas sub-bacias do rio por alunos de turmas de 7ª e 8ª séries.

Segundo João Batista Moreira Souza, o João das Águas, assessor do Núcleo de Recursos Hídricos da secretaria, a distribuição dos kits para estudos no Lindóia integram o termo de ajustamento de conduta entre o Ministério Público e o Pool de Combustíveis, que anos atrás poluiu o ribeirão. "O objetivo é diminuir o impacto da poluição no Lindóia e estimular a conservação da água. Tudo com a anuência do IAP (Instituto Ambiental do Paraná)", disse Souza.

Fonte: Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina


Continue lendo