Londrina

Londrina: DCE pede agilidade na aprovação do passe livre

19 mar 2012 às 19:28

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) realizou uma audiência pública na Câmara Municipal de Londrina, durante a tarde desta segunda-feira (19), para discutir os projetos, que tramitam no Legislativo e preveem o passe livre aos estudantes londrinenses.

Um deles, de autoria do Executivo, quer oferecer a gratuidade do transporte coletivo para mais de 30 mil estudantes em Londrina. O município pretende se utilizar de R$ 3,5 milhões para subsidiar o ônibus de graça. O outro, de autoria do vereador Joel Garcia (PP), altera o estatuto da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e inclui os estudantes na lista das isenções totais do transporte coletivo.


No entendimento do presidente do DCE, Arthur Montagnini, independentemente de qual iniciativa for aprovada, é preciso que a sociedade entenda que o benefício vem sendo reivindicado na cidade há várias décadas pelos estudantes. "É uma luta que começou há muito tempo e que independe da discussão política. É por isso que pedimos agilidade", destacou em entrevista à rádio CBN Londrina.


A audiência desta segunda-feira também contou com a presença de moradores do residencial Vista Bela (zona norte), que reivindicaram transporte escolar para os seus filhos adolescentes.


No último dia 23, os vereadores aprovaram um projeto, de autoria do vereador Jacks Dias, do PT, que modifica o artigo 206 da Lei Orgânica do Município e, consequentemente, legaliza a isenção do transporte coletivo para todos os estudantes londrinenses.


A iniciativa garante a "isenção do pagamento da tarifa do transporte coletivo aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Médio e Superior devidamente matriculados em estabelecimentos de ensino regular".

O projeto petista foi aprovado, nos dois turnos, na forma de um substitutivo, que prevê, também, ônibus de graça para os estudantes dos chamados cursinhos e dos cursos técnicos profissionalizantes. (com informações da rádio CBN Londrina)


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