O município de Londrina prossegue com a Campanha de Vacinação contra a Gripe nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), para pessoas acima de seis meses de idade. Até o dia 13 de agosto, foram aplicadas 207.040 doses em Londrina, que correspondem a 64,7% de cobertura vacinal do público-alvo.
As doses estão sendo aplicadas nas UBSs, com exceção das unidades respiratórias, que atendem exclusivamente os casos suspeitos de Covid-19, e as unidades que vacinam apenas contra a Covid-19. A campanha seguirá enquanto houver estoque de vacinas.
Para ser vacinada contra a gripe, a população deve agendar data e o horário da aplicação, por telefone, diretamente na UBS. (Clique aqui para acessar os telefones e endereços de todas as UBSs). No dia, é necessário apresentar documento com foto e a carteira de vacinação, caso tenha. As crianças devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis.
Leia mais:
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Feira Londrina Criativa acontece neste fim de semana em shopping da zona norte
Dados – O levantamento da Secretaria Municipal de Saúde mostra que a maior parte das doses (79.351) foi aplicada na população em geral; seguida pelo grupo de idosos (65.291); crianças (26.772); trabalhadores da saúde (17.000); pessoas com comorbidades (8.828); professores (4.366); gestantes (3.282); população privada de liberdade (1.162); puérperas (367); profissionais das forças de segurança (334); trabalhadores de transporte (143); caminhoneiros (95); funcionários do sistema prisional (32); pessoas com deficiência (12); indígenas (4); profissional das forças armadas (1).
Recomendações – A vacina da gripe é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo ou ao látex. Além disso, as pessoas que positivaram para a Covid-19 devem esperar quatro semanas do início dos sintomas ou da confirmação do diagnóstico para serem vacinadas contra a gripe.
Como a vacinação contra a gripe coincide com a imunização contra a Covid-19, a recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações.
A vacina ofertada pelo SUS é a trivalente, que protege contra as três cepas do vírus que tiveram maior circulação recentemente e são da linhagem A H1N1 e H3N2 e B/Victoria. A aplicação é em dose única, exceto para as crianças que receberem a vacina pela primeira vez. Neste caso, os pais ou responsáveis também precisam agendar a segunda dose.