A Secretaria de Saúde de Londrina confirmou ontem o primeiro caso de dengue hemorrágica autóctone do Paraná. A vítima é a operadora de máquinas V.S.S., 20 anos, moradora no Conjunto Vivi Xavier, zona norte da cidade, que está bem.
A jovem procurou, no dia 16 de março, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Leonor (zona oeste) se queixando de dor de cabeça, dor nos olhos, náuseas, prostração e apresentando sangramento no nariz e manchas na pele, sintomas que levantaram a suspeita de dengue hemorrágica.
Foi realizada a ‘Prova do Laço’, exame que detectou sinais de dengue hemorrágica. A Vigilância Epidemiológica foi acionada e orientou o internamento no Hospital da Zona Norte (HZN), V. ficou internada por três dias, tomando soro e medicamentos.
Ela teve alta em 19 de março, mas no dia seguinte procurou a UBS do Jardim Vivi Xavier com dores e prostração, foi atendida e encaminhada para a Santa Casa onde ficou internada por dois dias, recebendo soro, medicação e sendo monitorada. V. passa bem e já voltou ao trabalho.
» Leia mais na Folha de Londrina deste sábado.