A Comissão Especial dos Distritos da Câmara de Vereadores de Londrina, composta pelos vereadores Jamil Janene (PP), Péricles Deliberador (PMN) e Gaúcho Tamarrado (PDT), promove na próxima segunda-feira (1°/4), a partir das 19h, no salão da Paróquia São José, no distrito de Paiquerê (zona Sul), uma reunião para ouvir as reivindicações daquela comunidade. O distrito de Paiquerê está localizado a 35km da sede do município e de acordo com o censo demográfico do IBGE de 2010, conta com uma população de 2.955 habitantes, sendo 1.319 no núcleo urbano e 1.676 na zona rural.
Criada em fevereiro deste ano pela Câmara de Vereadores, a Comissão Especial dos distritos fará um levantamento completo das necessidades da população da zona rural do município, nos setores de infraestrutura e de serviços públicos, por meio de encontro semanais com a comunidade. Já foram realizadas reuniões com a população do distrito de Guaravera e do patrimônio Guairacá, também localizados na zona Sul da cidade
Asfalto - A reunião realizada na última segunda-feira (25/3) no salão paroquial de Guairacá, contou com a participação de aproximadamente 100 moradores que marcaram presença durante todo o período das discussões. As principais reivindicações da comunidade estão relacionadas à pavimentação asfáltica da rodovia Gustavo Avelino Correia que liga Guairacá ao distrito de Paiquerê e das ruas internas do patrimônio; a regularização da documentação dos lotes dos moradores; melhorias no posto de saúde e a necessidade de policiamento para o combate dos problemas causados pelo tráfico de drogas.
Os irmãos Cleoni e Carlos Antonio Ilário elogiaram a iniciativa da reunião e reivindicaram que os vereadores intercedam junto à Prefeitura e ao Governo do Estado para retomada da pavimentação asfáltica da rodovia de acesso do patrimônio ao distrito de Paiquerê. "Além das dificuldades enfrentadas diariamente com a estrada, a sede do patrimônio também vira um caos quando chove. Os bueiros não dão conta e a água está invadindo as casas. Por isso precisamos do asfalto e de infraestrutura mais adequada na sede do patrimônio", explicou Carlos Ilário que apresentou fotos dos alagamentos constantes.
O cadeirante José Moreira da Silva fez questão de prestigiar o encontro para cobrar o asfalto pelo menos na rua principal de Guairacá. "A pavimentação da rua com pedras irregulares dificulta ainda mais a nossa vida. Não temos nenhuma condição de deslocamento. O prefeito poderia destinar parte do material utilizado para recape na sede do município e resolver o problema da nossa rua principal", cobrou Silva.
Ambulância - Já o morador Manoel Alves de Oliveira foi enfático em cobrar uma ambulância para o patrimônio e a presença permanente de médico no posto de saúde porque atualmente a médica só atende duas vezes por semana. "Isto quando ela não está fazendo algum curso. Tem semana que a população não recebe a visita de nenhum médico. A ambulância é muito importante porque diante da situação da nossa estrada e se for caso grave, corremos o risco do doente morrer antes de ser atendido", reclamou.
A moradora Sônia Regina Alves pediu ajuda para solucionar o problema da documentação dos lotes dos moradores, já que o patrimônio é oriundo da divisão de uma fazenda mas os lotes até hoje não foram escriturados, o que impede o desenvolvimento de projetos sociais na região. Ela também reclamou da necessidade de médico permanente, inclusive de pediatra e dentista; da falta de remédios e da necessidade construção de uma creche uma vez que a maioria das mães trabalha para sustentar a família.
Na área da segurança, a exemplo do distrito de Guaravera, os moradores de Guairacá também estão preocupados com o crescimento do tráfico de drogas e o aliciamento dos jovens para o vício. Por este motivo, reivindicaram a presença da polícia ou mesmo da guarda municipal no patrimônio. As péssimas condições da iluminação pública também foram objeto de críticas porque contribuem com clima de insegurança. No encerramento do encontro em Guairacá os vereadores explicaram que as reivindicações poderão ser encaminhadas pontualmente e deverão integrar um relatório final que será encaminhado para providências das autoridades competentes.