A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) comunica que as cooperativas de coleta seletiva Cooper Região, Coopermudança, Cooper Refum e Cooperoreste participaram nesta segunda-feira (15) de um curso de trânsito. Por esse motivo, os bairros atendidos pela Cooper Região tiveram a coleta adiada para a próxima segunda (22).
O evento foi realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA-PR), por meio do Escritório Regional de Londrina (ERLON). O objetivo é promover a capacitação das associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, assim como dos gestores públicos, com diferentes temas divididos em módulos.
O primeiro aborda o trânsito – segurança, direção defensiva e legislação. As aulas são ministradas em telessalas de cinco estabelecimentos da Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), alcançando 36 municípios da região. "Nesta primeira etapa, os motoristas da coleta seletiva estão sendo priorizados para um atendimento de mais qualidade, com segurança para os trabalhadores e para a população", diz Eliene Moraes, coordenadora da coleta seletiva da CMTU.
Mudança no dia da coleta
O curso oferecido pela SEMA-PR conta com o apoio da CMTU na organização e na aplicação de dois módulos: Autogestão, Cooperativismo, Economia Solidária e Cadeia de Reciclagem. Também Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos, dentre outros que serão realizados. Por causa das aulas, a coordenadora alerta para as mudanças nesta segunda-feira. "Somente a Cooper Região precisou se reorganizar, deixando a coleta para a próxima semana. A comunidade foi informada nos bairros atendidos pela cooperativa, antecipadamente, para que os moradores coloquem os resíduos no dia remarcado", reforça Eliene.
Dentre os bairros com alteração no calendário estão: Jd. Imagawa, Conjunto Hilda Mandarino, Parque Ouro Verde, Jd. das Américas, Jd. Coliseu, Vila Vitória, Jd. Dom Bosco, Jd. Alto da Colina, Jd. Universitário, Jd. Kase além de outros. As cooperativas Coopernorth, Cooper Refum, Cooperoeste, Coocepeve, Ecorecin e Coopermudança permanecem com a agenda da coleta seletiva normalmente.
Em nota, a CMTU aproveita para reforçar o pedido para que os recicláveis não sejam colocados em sacos de cor escura, nem no saco preto, para que não sejam confundidos com o orgânico e o rejeito.