Além dessa campanha, a Sema também tem firmado diversas parcerias com as empresas privadas de Londrina e região visando o plantio de mudas e o reflorestamento de áreas públicas. Os interessados em receber doações de mudas e participar de ações em prol do plantio de árvores podem entrar em contato com os servidores pelo telefone (43) 3372-4750 ou pelo e-mail sema@londrina.pr.gov.br e pelo areas.verdes@londrina.pr.gov.br.
No sábado (18), a partir das 8h, os participantes do Lions Clube de Londrina e Escoteiros Lions vão plantar 30 mudas de Araucária e 20 mudas de árvores de espécies nativas, na Rua Vicente de Carvalho.
E no Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, serão realizadas duas atividades. Uma delas acontecerá das 8h às 18h, quando a empresa de Jardinagem e Paisagismo Campo Art estará no Super Muffato da Avenida Duque de Caxias junto com os servidores municipais da Sema. Eles vão preencher formulários de pessoas interessadas em plantar árvores em calçadas de Londrina. Na mesma ação, com participar poderá ganhar uma muda de árvore ou de tempero em troca da doação de um quilo de alimento não perecível. Os itens arrecadados serão doados para as entidades socioassistenciais de Londrina e região.
No mesmo dia, a partir das 14h, os representantes da Integrada Cooperativa Agroindustrial vão plantar 50 mudas de árvores nativas no fundo de vale do Jardim Vale Verde, que fica entre as Ruas Elias Kalin Youssef e Antonio Belasco, na região sul de Londrina.
Por fim, no dia 25 de setembro, às 8h, os participantes do Triolé Palhaçaria vão fazer o plantio de 50 mudas de Ipê Rosa na Avenida dos Expedicionários.
Além disso, estudos recentes, como da revista Health & Place, têm mostrado que elas oferecem benefícios psicológicos ao aumentarem a sensação de bem-estar e relaxamento. “Considerando a crise hídrica, as mudanças climáticas, as grandes áreas de vegetação sucumbindo ao fogo, e os efeitos emocionais da pandemia, que estamos vivenciando, talvez nunca tenha sido tão significativo realçar a importância das árvores para a saúde pública”, disse a gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati.