O caminhão munck da Secretaria Municipal do Ambienta (Sema), utilizado para remoção de tocos de árvores, está quebrado pelo menos desde o início de 2014 e deve passar por reparos por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que será firmado entre a Promotoria do Meio Ambiente e uma empresa que foi autuada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
A secretária do Ambiente, Maria Silvia Cebulski, informou que o veículo já estava aguardando conserto no começo do ano, quando ela assumiu o comando da pasta. "Para remoção dos tocos mais pesados, dependemos do caminhão munck da Secretária de Obras ou do veículo da CMTU, que já possuem outras demandas", explicou.
Além do conserto do caminhão munck, dois veículos utilizados no transporte de galhos e um caminhão-pipa, que estão em funcionamento, também vão passar por reparos por meio do TAC firmado com o Ministério Público.
Atualmente, a Sema tem 28 funcionários que trabalham no setor operacional, responsável pela roçagem de escolas municipais e postos de saúde, além da erradicação de árvores. "A secretaria precisa de equipamentos. Por exemplo, nós não temos trituradores de galhos. Por isso, já encaminhamos projetos ao governo estadual e federal na tentativa de viabilizar a compra de novas máquinas", disse a secretária.
Outra dificuldade que a Sema enfrenta é a da precariedade da frota. Alguns caminhões que são utilizados na prestação dos serviços foram adquiridos pelo município na década de 80.