A secretaria municipal de Saúde de Londrina inicia o mês de outubro com ampliação das vagas para o exame de mamografia, exame radiológico utilizado para prevenir e identificar lesões benignas e o câncer de mama.
Neste mês, estão sendo ofertadas 2.512 vagas, 600 a mais, e este número pode aumentar de acordo com a procura.
A oferta integra as ações do Outubro Rosa, campanha de conscientização que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
Leia mais:
Hospitais de Londrina recebem concertos natalinos na próxima semana
Coordenador de equipe de Tiago Amaral fala em ‘portas abertas’ durante transição de governo
Veja a previsão do tempo para este fim de semana em Londrina e região
Alunos da Apae de Londrina formalizam cooperativa em programa nacional
O Ministério da Saúde preconiza mulheres de 50 a 69 anos como público-alvo para realização anual da mamografia. Mas, a partir de 35 anos, dependendo dos fatores de risco, é possível antecipar essa avaliação.
As mulheres interessadas em realizar o exame precisam procurar pela UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e, após consulta e avaliação clínica das mamas, o exame será agendado.
Durante o ano de 2023, a Saúde ofertou, aproximadamente, 1.880 exames de mamografia por mês, dos quais foram executados, mensalmente, uma média de 1.680.
Outro exame muito importante para prevenção de câncer é o citopatológico de colo uterino, conhecido popularmente como exame preventivo, e que é colhido em consulta realizada na UBS. Este mês, a orientação da secretaria é para que todas as unidades de saúde também ampliem a oferta desse exame, já que ele previne a ocorrência do câncer de colo de útero.
A indicação é que mulheres entre 25 e 64 anos, mesmo sem sintomas, realizem esse exame anualmente.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: