Londrina

Londrina amanhece com 1,3°C e sensação térmica de 0°C nesta segunda

19 jul 2021 às 09:54

Como se não bastasse ser segunda-feira (19), os londrinenses enfrentam a segunda onda de frio deste inverno, com mínimas de 1,3°C medidas às 06h15 pelo IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), que conta com estação meteorológica na zona sul da cidade. A sensação térmica foi ainda mais rigorosa, com 0°C.


O recente frio, no entanto, não superou o registrado no dia 30 de junho, que ainda se consagra como o mais gelado dia de 2021, quando termômetros marcaram 0,8°C e a sensação térmica de -1°C.


As máximas elevam-se até os 17°C e serão acompanhadas por sol constante. Após a chuva deste fim de semana, a agrometeorologista Angela Costa espera estabilidade duradoura em Londrina.


Os "haters" do frio devem esperar alguns dias para livrar-se deste "vilão". Casacos e cobertores serão muito bem-vindos até o afastamento da massa de ar frio, previsto para quinta-feira (22).


Prevenção no campo


Geadas cobriram regiões de Londrina como fundos de vale e gramados. Na área rural, elas podem ter tirado o sono de muitos produtores.


Antes do fenômeno, o programa Alerta Geada, resultado da parceria entre o IDR-PR e o Simepar, recomendou aos agricultores do café o enterrio das mudas com até seis meses da idade. A medida é necessária até passar esta onda de frio, como dito, na quinta (22).


Plantas deste grão de seis meses até dois anos deviam ter recebido terra nos troncos. Essa proteção foi recomendada pelo programa em maio e deve ser mantida até o fim do inverno.


Já quem cultiva hortaliças precisa analisar o método mais conveniente, como coberturas, aquecimento ou irrigação.


Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg

Continue lendo