Agosto de 2015 foi ligeiramente mais quente, em Londrina, que a média histórica para o mês. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), os últimos 30 dias registraram, em média, máxima de 28ºC e mínima de 13,5ºC, contra os 26ºC e 12,7ºC auferidos desde 1997. A última vez que a temperatura esteve tão alta foi em 2012, quando agosto registrou 28,2ºC e 13,2ºC, respectivamente.
De acordo com a meteorologista Ana Beatriz Porto, o aumento do calor se deve a um bloqueio de ar quente registrado nas duas primeiras semanas do mês. Durante o período, o sistema climático impediu a entrada de frentes frias e massas de ar frio que poderiam provocar chuvas. Com isso, a temperatura média subiu.
Após a primeira quinzena, a situação se normalizou. Nos últimos dias de agosto, no entanto, a sensação de calor voltou a aumentar por situações climáticas costumeiras. "Neste caso, nada de diferente, foram situações normais para esta época do ano, que tradicionalmente é de pouca chuva. A exceção foi mesmo o começo do mês", explica a meteorologista.