O prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), anunciou na manhã desta quinta-feira (3), em entrevista coletiva à imprensa, a abertura de edital de concurso público para a contratação de 22 médicos e 61 professores.
Serão abertas 14 vagas para pediatras, sete para ginecologistas e um para médico do trabalho. A contratação visa reduzir a defasagem de profissionais nas unidades de saúde do município. De acordo com o prefeito, além destas, estão previstas mais contratações na área da saúde em breve.
As vagas abertas para a área da educação serão para a contratação de profissionais que irão atuar no programa do governo federal Pro-Jovem Urbano, lançado no dia 19 de agosto. O programa prevê a abertura de 1,6 mil vagas para jovens e tem o objetivo de promover a inclusão dos adolescentes na sociedade por meio da educação, com qualificação profissional e participação cidadã.
As inscrições para o programa prossegue até o dia 27 de setembro em 16 escolas municipais. As aulas terão inicio no dia 1º de outubro e serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 22h30.
ProJovem Urbano
O ProJovem Urbano é destinado a pessoas entre 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever, mas que não tenham concluído o ensino fundamental. O curso será realizado no decorrer de 18 meses letivos, organizado em três ciclos de seis meses cada, sendo 1.560 horas de atividades presenciais e 440 horas não-presenciais.
O aluno inscrito contará com um auxílio financeiro no valor de R$ 100,00, que será pago durante 20 meses, por meio do Cartão Cidadão, da Caixa Econômica Federal, mediante o Número de Identificação Social (NIS). Contudo, o benefício estará condicionado à frequência mínima de 75% e entrega de 75% dos trabalhos previstos para cada mês. Além disso, o material didático e a merenda serão fornecidos pelo programa.