Embora tenha retomado 100% de sua produção no Sistema Tibagi, que abastece 54% da população de Londrina e Cambé, o sistema de reservação da Sanepar ainda não foi normalizado. Nesta terça-feira (2), cerca de 70 bairros estão sem água – em torno de 36 mil residências, ou seja, aproximadamente 144 mil pessoas.
O número é maior do que ontem (1), quando 25 mil famílias estavam sem água. "Isso se deve ao consumo excessivo de água que as pessoas têm. Parte da população não entendeu ainda que este é um momento de economizar água", afirmou o gerente metropolitano da Sanepar, Sérgio Bahls, em entrevista à Rádio Paiquerê AM.
O consumo aumento porque muitas pessoas estão fazendo limpeza de casas e calçadas e lavando carros, que ficaram bastante sujos após as últimas chuvas. "Queremos que as pessoas esperem e deixem isso para o final de semana", solicitou.
Com o excesso de consumo, o sistema de abastecimento não será normalizado hoje. "Acreditamos que a plena normalidade só volte ao domingo, justamente em razão do consumo excessivo de água. A demanda tem ultrapassado toda nossa capacidade de produção", frisou Bahls.
A produção de água pela Sanepar foi afetada em razão do excesso de chuvas no último final de semana no norte do Paraná. As águas levaram para o Rio Tibagi – de onde se capta 54% da água distribuída e consumida em Londrina e Cambé – muita sujeira, elevando o nível de turbidez para 4 mil.
A produção só é possível com nível máximo de 800. Hoje a estação opera com nível 200 de turbidez. Enquanto o sistema não volta à normalidade, faltará água em diversos bairros, porém, de maneira rotativa.
Os bairros sem água nesta terça são:
Alexandre Urbanas, Jardim da Luz, Chamonix, Jardim Fujiwara, Santa Clara, Conjunto São Pedro, Pioneiros, Antares, Tatiane, Tomy, Jardim do Oriente e Novo Oriente; Residencial Santa Rita 1 a 6, Maria Lúcia, Industrial Cacique, Morumbi e Jardim Leste Oeste; Luis de Sá (parte), Maria Cecília (parte), Catuaí (parte), Violim, Semírames e Itaparica; Vila Industrial, Tókio, Versalhes 1 e 2, Colina Verde, Universitário e Delta; Bancários, San Remo, Campo Belo, Residencial Alvorada, Champagnat, Dom Bosco, Santo Antônio, Araxá e Iguaçú
Bandeirantes, Messiânico, Jamaica, Pinheiros e Jockey Club; Royal Forest, Trianon, Royal Tennis, Royal Park e Alphaville (parte); Acapulco, Del Rey, Cafezal 1 a 4; Ana Elisa, Santo Amaro, Monte Castelo, São Paulo, Boa Vista, Villagio do Engenho, Maracanã, São Jorge e União.