Londrina

Liderança japonesa recebe cidadania honorária em Londrina

07 nov 2013 às 19:44

O economista Miyoshi Egashira, tradutor juramentado há 52 anos e liderança atuante da colônia japonesa no norte do Paraná será homenageado pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadão Honorário de Londrina, durante sessão solene nesta sexta-feira (8/11), às 20h. Caberá a Roberto Kanashiro (PSDB) a entrega do título aprovado na Legislatura anterior (2009-2012) que teve como principal proponente o ex-vereador Marcelo Belinati (PP).

Miyoshi Egashira nasceu em Lins (SP) em 23 de novembro de 1934 e mudou-se com a família para Rolândia (PR) em 1943. Em 1947 veio estudar em Londrina, onde também foi auxiliar de oficina mecânica. Concluiu o curso de Economia em Curitiba, foi aprovado em concurso público e nomeado pela Junta Comercial do Paraná como tradutor público juramentado em julho de 1961.


Em 1965 Miyoshi Egashira concluiu o curso de Especialização em Mercado de Capitais em São Paulo e retornou a Londrina para fundar a Paranacrédito e a Distribuidora Nikkei de Títulos e Documentos. Paralelamente as suas atividades como tradutor, foi sócio da Farmácia Sergipe, do Restaurante San Remo, da LC Cosméticos e da agência de turismo Transtur. Em 1983, a convite do governo do Japão, realizou na cidade de Tóquio um treinamento na área de medicina preventiva e assistência social aos idosos, e de incentivo à divulgação da educação e cultura japonesa.


Ao retornar ao Brasil, Miyoshi Egashira coordenou uma equipe composta por mais de 40 pessoas, entre médicos, bioquímicos, fisioterapeutas, nutricionistas, laboratoristas e enfermeiras, que durante dez anos percorreu as comunidades nipo-brasileiras do Paraná com a missão de prestar serviços de prevenção à saúde. Diretor por mais de 20 anos da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL) fundou um Mobral para ensinar o idioma português aos imigrantes japoneses da terceira idade. Também fundou o curso de língua japonesa para os associados ACEL, frequentado inclusive por alunos que depois se tornaram empresários, vereadores e professores.


Egashira foi secretário geral da Liga Desportiva Paranaense e participou da organização da colônia japonesa para as comemorações do IMIN 70 até o IMIN100. Em 1977, foi o tradutor do projeto do tratado de irmandade entre a cidade de Londrina e Nishinomiya, no Japão. Em 1997, nas comemorações do 20° aniversário da irmandade intercedeu pela doação de aproximadamente sete mil volumes de livros (didáticos da língua japonesa, de literaturas e de romances) à Biblioteca Municipal de Londrina pela cidade de Nishinomiya. Durante as comemorações do 30° aniversário, em 2007, atuou como intérprete e guia da delegação japonesa na visita a Londrina.


Por mais de 35 anos, Egashira foi o representante oficial da cidade de Nishinomiya junto à Prefeitura de Londrina, sempre incentivando o intercâmbio entre as duas cidades. Diretor por mais de 30 anos da Associação Paranaense de Intercâmbio Brasil-Japão, e sempre ligado à Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Egashira é reconhecido como uma das lideranças mais atuantes da colônia japonesa no Norte do Paraná.

Para o vereador Roberto Kanashiro, o título de Cidadão Honorário de Londrina a Miyoshi Egashira é um reconhecimento da Câmara de Vereadores e da cidade de Londrina ao seu enorme e silencioso trabalho de estreitamento e valorização das relações Brasil-Japão. "Miyoshi Egashira é intérprete pioneiro da língua japonesa no Paraná e um dos primeiros do Brasil. Como tradutor juramentado, passaram por suas mãos importantes documentos oficiais e de prestação de serviços aos cidadãos brasileiros, principalmente aos dekasseguis. Esse título é um reconhecimento apo seu importante e silencioso trabalho", afirmou Kanashiro.


Continue lendo