Londrina

Lançado novo sistema de coleta de lixo no centro

09 mar 2005 às 09:51

Lixo comum será coletado em apenas um horário do dia, às 19h. Todos os moradores e comerciantes somente poderão depositar os sacos de lixo no período entre as 18h e 18h45, nos pontos determinados pela CMTU. Estas são algumas das regras que integrarão o novo sistema de coleta de lixo no centro da cidade.

O lançamento ocorreu na manhã desta quarta-feira (09) no calçadão, na avenida Paraná, em frente às Lojas Americanas.


As medidas para a coletiva seletiva na área central foram decididas após parceria firmada entre a CMTU e a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). A associação realizou inclusive uma pesquisa na região para detectar os hábitos de comerciantes e moradores em relação ao depósito do lixo no local para a coleta. Tanto moradores quanto comerciantes concordaram que uma melhor disciplina de todos poderia resultar em solução para o problema do lixo no centro.


Coleta Seletiva


A coleta seletiva será feita pela organização não-governamental Associação dos Recicladores da Região Central (Aracen). A ONG foi organizada pela CMTU e é composta por 31 pessoas. A maioria delas trabalhava como carrinheiros no centro da cidade. Inicialmente, a expectativa da companhia é que sejam coletados diariamente de quatro a oito toneladas de material reciclável.


No início, a coleta seletiva será feita em toda a extensão do calçadão, desde o Coreto até o Cine Teatro Ouro Verde. Os integrantes da Aracen vão percorrer todas as lojas, restaurantes, residências e condomínios orientando as pessoas sobre os procedimentos para a coleta seletiva. Assim como nas demais regiões da cidade, onde atualmente já são coletadas 90 toneladas de lixo reciclado por dia. As pessoas do centro também receberão gratuitamente o saco verde para depósito do material.


Ao contrário dos bairros, onde a coleta seletiva é realizada em apenas um dia da semana, na região central a coleta seletiva será diária, entre as 8h e 18h.

Informações da Prefeitura de Londrina


Continue lendo