Professores, funcionários e alunos da Escola Municipal Haydee Colli Monteiro, localizada na Jardim Paraíso, na zona norte de Londrina, tomaram um suto na manhã desta terça-feira (15) quando chegaram à unidade: três salas de aula haviam sido arrombadas e seis computadores completos e novos – ainda nas caixas – foram levados. Também foi furtado um aparelho de DVD. O roubo foi na madrugada e ainda não há pistas dos ladrões.
"Eles quebraram as paredes de três salas de aula, que são de madeira. Cada uma delas teve três tábuas arrancadas", disse a secretária Rejane Alício. Ela explicou que a escola registrou ocorrência no 5º Distrito Policial e encaminhou comunicado interno para a Secretaria de Educação.
Hoje a escola tem apenas cinco computadores, mas dois são utilizados pela área administrativa. Os outros três são de modelos antigos. "Os outros computadores iriam ajudar bastante", comentou.
Segundo ela, a escola não tem vigilante, a não ser nos finais de semana, mas tem alarme monitorado. No entanto, neste furto, o alarme não soou na empresa responsável pelo serviço, a Centronic. "Ontem eles vieram consertar o alarme, que foi quebrado pelos invasores", relatou a secretária.
Restituição
O diretor administrativo da Secretaria de Educação, Jair Ramos, disse que o contrato de prestação do serviço de segurança entre a Centronic e a Prefeitura prevê o completo ressarcimento de objetos danificados ou furtados. "Depois de informada do furto, a empresa tem 10 dias para entregar os equipamentos, de igual qualidade ou superior", explicou, acrescentando que este contrato está em vigor desde agosto de 2006. "Não haverá qualquer prejuízo para o município", garantiu Ramos.