Londrina

Kireeff ouve reivindicações de moradores da região leste

27 mar 2013 às 15:57

A Prefeitura de Londrina realizou ontem (26), às 19h, a terceira audiência pública para receber as demandas que a população considera relevantes para acrescentar ao Plano Plurianual (PPA) do exercício de 2014 a 2017. A ação contou com a presença do prefeito Alexandre Kireeff e secretários municipais, no Colégio Estadual Carlos de Almeida, localizado na rua Florestópolis, 457, no Conjunto Residencial Lindóia. A próxima audiência está marcada para 4 de abril, também na região leste.

Entre os pedidos feitos pela população está a melhoria da iluminação pública, travessia no Ribeirão Quati, corte de mato, melhoria em unidades básicas de saúde, instalação de redutor de velocidade, segurança, mais bibliotecas e atividades para crianças e juventude.


O prefeito de Londrina destacou a importância da participação da população nas audiências, reivindicando o que considera necessário e que deve compor o novo PPA. Ele disse ainda que a administração deve atuar de acordo com os desejos da comunidade e explicou que as decisões das pessoas, serão analisadas e a efetivação dos pedidos se dará após análise técnica, dentro das possibilidades orçamentárias do Município.


Kireeff ainda lembrou que algumas ações já estão sendo feitas, como novos recursos para mudanças da realidade do transporte viário e possíveis novas creches que serão feitas com recursos do Governo Federal. " As coisas já estão caminhando e a gente vai atendendo na medida do possível. Sempre levando em consideração um bom planejamento para a construção de uma cidade melhor."


O secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson, explicou que as ações da Prefeitura de 2013 foram previstas no último PPA e agora está sendo construído um projeto para os próximos quatro anos. "Estamos promovendo audiências nas diferentes regiões da cidade, assim a população de todos os locais poderá participar e ajudar a enriquecer a formulação do novo Plano Plurianual."


Os participantes puderam conhecer melhor o que é o PPA, qual a abrangência da lei e para que serve. As noções foram repassadas, durante a audiência, pela diretora da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Darlin Mafato. Ela explicou que tudo deve ser feito dentro da legalidade.


O escritor Domingos Pellegrini, que esteve presente na audiência, disse que gostou quando soube que as pessoas teriam tempo determinado para falar, o que auxilia para que seja uma reunião produtiva.


Ele destacou ainda que é importante uma gestão dinâmica e responsável fazer audiências públicas.
O professor de Sociologia Rogério Nunes afirmou que a audiência pública aproxima o poder público da população e possibilita que a população fiscalize, sugira e apresente as suas prioridades.


O Plano Plurianual está previsto no artigo 165, da Constituição Federal de 1988, e é o instrumento de planejamento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal direta e indireta. Visa diagnosticar a área de atuação, estabelecer desafios, determinar as políticas públicas, estabelecer indicadores para mensuração e avaliação das demandas levantadas, formas para execução e entrega dos serviços e produtos propostos no plano.


Ao todo, a Secretaria Municipal de Planejamento Orçamento e Tecnologia realizará 12 audiências públicas, em todas as regiões da cidade, inclusive na zona rural. Estão previstos encontros nos dias 4, 11, 18 e 25 de abril e 2, 7, 9, 16 e 23 de maio.


Internet


Além das audiências públicas, a população pode mandar sugestões por meio do portal eletrônico – www.londrina.pr.gov.br , no link "Plano Plurianual 2014-2017: traga sua contribuição para Londrina", que está localizado na parte superior da página.

Quem optar pela internet deve preencher seus dados pessoais como nome, endereço, bairro, endereço eletrônico e mandar sua sugestão. Todas as demandas enviadas serão analisadas em conjunto com aquelas sugeridas durante as 12 audiências públicas que o Município está realizando desde o dia 14 de março.


Continue lendo