Londrina

Justiça acata ação contra doleiro londrinense

21 ago 2001 às 21:36

O juiz da Vara Criminal da Justiça Federal, Douglas Gonzales, acatou parcialmente a ação impetrada pelo procurador Mário Ferreira Leite, contra o empresário e doleiro londrinense Alberto Youssef. A ação, protocolada no dia 28 de junho, também cita outros nove réus pela lavagem de R$ 146 mil desviados da Autarquia do Meio Ambiente (AMA), através de fraude em licitação. O dinheiro teria sido depositado na conta da empresa fantasma Freitas & Dutra, aberta no Banestado.
O diretor da Vara Criminal da Justiça Federal em Londrina, Antonio Mello, confirmou que o juiz havia despachado a ação. Mas alegou que não poderia dar detalhes porque o processo tramita em segredo de justiça.
O desvio de recursos da AMA também foi base para uma ação criminal do Ministério Público (MP), que culminou na prisão preventiva de Youssef no dia 4 de dezembro do ano passado. O doleiro permaneceu 19 dias na carceragem do 3º Distrito Policial e foi libertado por efeito de uma liminar obtida no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ). Em janeiro, ele foi novamente preso pela mesma acusação e conseguiu ser solto em caráter liminar, graças a um recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.
Youssef também é investigado em 37 inquéritos instaurados pela Polícia Federal, em Londrina. Ele é apontado como o responsável pela movimentação de R$ 150 milhões, de maio de 1998 a janeiro de 99, em 37 contas fantasmas abertas nas agências do Banestado em Londrina, Cambé e Ibiporã.

* Leia mais em reportagem de Cristiane Oya na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta quarta-feira


Continue lendo