A equipe do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) de Londrina vem realizando ao longo desta semana fiscalizações no postos de combustíveis da cidade. O órgão é responsável pela verificação e fiscalização dos instrumentos de medição e medidas regulamentados pelo INMETRO e pelo controle da exatidão das indicações quantitativas do combustível.
Nesta operação, a equipe já fiscalizou 162 bombas, resultando em 57 reprovações e nove autos de infração. Nessas violações, oito entregaram o combustível acima dos limites tolerados pela legislação e uma foi enviada para que o mecânico autorizado faça as devidas manutenções. O Ipem ainda informou que as bombas danificadas podiam entregar até 100 mililitros a menos a cada 10 litros ao consumidor.
Além disso, quatro postos ainda foram autuados por problemas nos equipamento que não prejudicam o consumidor, como mangueiras danificadas, fiação em mau estado e dígitos no painel das bombas queimados. De acordo com Marcelo Trautwein, gerente regional do Ipem, estas bombas foram imediatamente interditadas e têm o prazo de dez dias para reparo, podendo, então, voltar com o funcionamento normal. A multa nesses casos pode variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.
Leia mais:
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
*Sob supervisão de Fernanda Circhia