Será realizado na terça-feira (19) o lançamento da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais Sustentados (INTES), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).
Os grupos que serão incubados foram selecionados através de edital, no qual se inscreveram oito empreendimentos sociais. Depois da primeira etapa, houve uma segunda fase de seleção em que foram feitas visitas aos grupos, avaliação dos planos de trabalho, além de uma oficina com todos os inscritos.
Depois desse processo, foram selecionados quatro grupos de artesanato: Arte Cor e Brilho, ANAMEL, AGRUNSOL e Grupo de Mulheres Unidas Somos Mais, e um grupo de produção de roupas: Grupo de Costura do Jardim Cláudia. Os empreendimentos sociais selecionados se enquadram na perspectiva da Economia Solidária e segundo Paula Einstoss de Castro Barbosa, psicóloga da INTES, "todos os grupos selecionados possuem características de cooperativa".
O trabalho inicial que está sendo realizado pela equipe da incubadora o diagnóstico dos problemas apresentados pelos grupos e as necessidades apontadas pelos integrantes.
O processo de assessoria aos primeiros empreendimentos sociais deverá durar um ano e meio. O principal objetivo da INTES é disseminar uma outra forma de trabalho, fundamentado na Economia Solidária, que busca alternativas para aqueles que não possuem emprego no mercado de trabalho formal ou que sobrevivem através de ocupações precárias no setor informal.
Fonte: Notícia Digital/UEL