Faz três meses que a relação entre a PM (Polícia Militar) e os
comerciantes do centro de Londrina ganhou um aliado: a tecnologia. Em
agosto, um grupo no WhatsApp foi criado para reunir policiais e lojistas
da área central. Hoje são mais de 800 empresários e gerentes que tem
acesso direto e instantâneo com o 5° Batalhão.
Mas existem regras
para participar. “É um canal de contato informal com a PM. O canal de
contato formal é o telefone 190 e o aplicativo 190. Antes de adicionar
explicamos como funciona e não pode postar bom dia, boa tarde, vídeos
sobre política, religião, futebol. Não é um canal para debate, mas para
que comuniquemos à população assuntos importantes sobre segurança”,
explicou o tenente-coronel Marcos Tordoro, comandante do 5° Batalhão da
Polícia Militar.
Por meio do grupo os policiais passam orientações, prestam contas sobre a rotina nas ruas e postam sobre abordagens feitas. Em contrapartida, os comerciantes relatam sobre pessoas em atitude suspeita e compartilham câmeras de furtos e roubos. “Conhecemos algumas ‘figuras carimbadas’ do Calçadão, mas não sabemos se estão com intenção de fazer algo de errado. O grupo é bom, porque os comerciantes postam e ficamos mais atentos caso a pessoa passe em frente à loja. Os policiais respondem rápido”, destacou Claudia Amaral, que é gerente de uma loja de móveis e eletrodomésticos.
Os resultados da iniciativa têm repercutido positivamente nos índices de criminalidade. Em outubro, o número de furtos na área do 5º Batalhão diminuiu 24% e o de roubos 46%, se comparado com o mesmo período do ano passado. O centro representa parte expressiva dessas estatísticas.
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