O acumulado de 142,2 milímetros chuvosos apurados durante todo o mês de maio foram, em grande parte, concentrados no último domingo (30). Se não fosse este dia marcado por instabilidade considerável, descargas elétricas, e 94 mm instáveis, Londrina não atingiria e muito menos ultrapassaria a média histórica do mês (116,6). Os dados são do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná).
De acordo com a agrometeorologista Angela Costa, as chuvas mal distribuídas não suprem as demandas hídricas das lavouras e mananciais. A profissional, que analisa condições meteorológicas para a atividade agrícola, afirma que o ideal seria se a região não enfrentasse mais de 10 dias estáveis.
No mês de junho, a 'pequena Londres' recebe o desafio de acumular 94,5 mm chuvosos. O índice é menos esperançoso pois no período próximo ao inverno, que inicia no próximo dia 21, as instabilidades afastam-se.
Para os londrinenses, um nevoeiro foi o cartão de boas-vindas a junho. Mas, o fenômeno é dispersado pelo sol nesta terça-feira (1º). Confira a previsão aqui.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.