O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) informou na tarde desta terça-feira (30), que o governo estadual liberou os recursos necessários para dar continuidade ao processo de desapropriação da face sul do Aeroporto José Richa em Londrina.
"Acabei de receber a notícia do presidente da Codel, Bruno Veronesi, de que os recursos para a continuidade das desapropriações da face sul do aeroporto acabaram de ser liberados. Quem transmitiu a notícia foi o Hauly, secretário estadual da fazenda, que tem atuado de forma especialmente atenta com as demandas de Londrina", postou Kireeff no Facebook.
Em entrevista ao Portal Bonde, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Veronesi, lembrou que o convênio para repasse de R$ 6,2 milhões foi assinado pelo governador Beto Richa durante a ExpoLondrina. Com a liberação do recurso, ele confirmou que a desapropriação da face sul, iniciado em 2012 com a liberação de R$ 9,7 milhões, será concluído. No ano passado, 29 mil metros quadrados foram desapropriados no entorno do aeroporto.
"Agora, o juiz federal convoca os proprietários das casas para depósito em conta corrente. Após a liberação da área, o município precisa repassar os terrenos para a União", explicou.
Veronesi destacou que a conclusão do processo na face sul possibilita ampliações e alterações no muro da pista do aeroporto com objetivo de resolver problemas decolagem que ocorrem, principalmente, durante o início das manhãs. "Assim, as aeronaves que pousam em Londrina podem decolar sem teto requerido, o que beneficia os usuários do transporte aéreo", afirmou.
Questionado sobre o ILS, o presidente do Codel esclareceu que antes da instalação do equipamento será necessário realizar a desapropriação da face norte do Aeroporto de Londrina.