Com a primavera dando as caras, os londrinenses enfrentaram um dia de calor intenso neste domingo (17), com a temperatura chegando próxima a casa dos 35°C. Para alegria de uns e o descontentamento de outros, os dias mais frios estão indo embora para dar lugar às estações mais quentes do ano. Neste fim de semana, centenas de pessoas aproveitaram o dia quente para ir até o Lago Igapó em busca de sombra, água fresca e, é claro, muito caldo de cana.
De acordo com a previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), na região de Londrina os próximos dias serão quentes e com muito sol, com mínimas acima dos 20°C. Falando nas máximas, a temperatura deve continuar subindo durante a semana e chegar na casa dos 40°C no próximo sábado (23), que marca o início da primavera, e a 42°C no domingo (24). Já a chuva só deve retornar no fim do mês.
CUIDAR DA SAÚDE
Sentados em frente à barragem do Lago Igapó, o casal Alzélia Maria, 60, e Vilson Vicente, 55, e a filha deles, Camila Teit, 32, vieram de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) só para aproveitar o dia e descansar ao ar livre em Londrina. “Como não tem condições de ir para um lugar mais longe, a gente vem para cá. Não gasta tanto e passa o dia bem tranquilo”, afirma Vicente, que trabalha como motorista. A família observa que o inverno deste ano já trouxe dias com temperaturas próximas aos 30°C, que podem chegar a mais de 40°C agora, algo que não é costumeiro para a região.
Para aliviar o calorão, eles falam que a alternativa é buscar um rio e uma sombra, beber muita água e tomar aquele banho gelado em casa. Admitindo que todas as estações têm um lado bom e outro ruim, a família afirma que é só questão de se acostumar com as mudanças que acontecem todos os anos. “No inverno a gente fica em casa tomando um quentão e comendo uma canjica e uma sopinha. No verão tem que sair porque se ficar dentro de casa não aguenta [de calor]. O importante é cuidar da saúde em qualquer estação”, opinam. Com a previsão indicando altas temperaturas no próximo fim de semana, retornar para Londrina já está nos planos da família.
VENDAS AUMENTAM
Se para uns o calor é sinônimo de descanso, para outros é uma oportunidade de aumentar a renda. Inês Rodrigues de Sá, 63, e o marido Perci Santos de Sá, 65, vendem caldo de cana e água de coco, que são algumas das opções mais procuradas pelas pessoas para enfrentar o calorão. Para as vendas, o casal conta que o calor ajuda muito na hora de fazer aquele dinheirinho extra.
LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.