O rompimento de um cabo de fibra ótica da Prefeitura de Londrina, na esquina das avenidas Leste-Oeste e Jorge Casoni, está prejudicando o acesso a dados de pacientes do Pronto Atendimento Municipal (PAM) Adulto e Infantil, da Maternidade Municipal, e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e verificação do resultado de exames realizados pelo Centro de Análises Clinicas (Centrolab), além de afetar setores centrais da Secretaria Municipal de Saúde como a sede da secretaria, a Villa da Saúde e a Centrofarma que utilizam bastante o sistema de emails e a Internet.
Segundo o diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Norberto Alves Filho, o rompimento do cabo ocorreu às 10h30 de domingo (16), e pode ter sido provocado pela instalação de um painel de publicidade de uma loja de automóveis nas proximidades.
Devido à falta de acesso aos dados, o PAM está fazendo ficha manual dos pacientes para que o atendimento não seja prejudicado. Também na Maternidade não há prejuízo de atendimento, mas apenas a necessidade de que o paciente relate o histórico de saúde pessoal para que a equipe médica tenha as informações de que necessita.
A prefeitura já está agilizando o conserto do cabo, mas o serviço é delicado e tem de ser realizado por uma empresa especializada que será contratada emergencialmente.