O ritmo do forró invade Londrina a partir de hoje, em mais uma edição da Festa Nordestina, que acontece até domingo no Museu de Arte da cidade. Serão cinco dias de exposições, oficina, culinária típica, barracas de artesanato e uma programação que abrange a cultura popular de Londrina e do Nordeste.
Organizada pela Secretaria Municipal da Cultura e pelo produtor Raimundo Ceará, idealizador do evento, a 7 Festa Nordestina acontece nesta quarta-feira a partir das 20 horas. Nos dias da semana, os portões do Museu serão abertos às 18 horas; sábado e domingo o público poderá visitar a festa a partir das 10 horas.
A agenda de shows traz diariamente os tradicionais músicos que animam a festa com o ritmo nordestino: Chiquinho do Maranhão, Johnny Casa Nova (MA), Teixeira, Mestre Paraíba, Miran, Edval Andrade e o grupo de dança do Espaço Latino. Entretanto, a programação foi inovada com a participação de grupos da cultura popular londrinense. A diretora do Museu, Sandra Jóia, diz que essa é uma novidade da sétima edição da feira. ''Procuramos aumentar o número de shows, mas explorando também a nossa cultura popular, evidenciando os grupos locais'', comenta.
Cerca de 20 barracas foram montadas para a festa, entre elas, as de comidas típicas: buchada de bode, tapioca, baião de dois, vatapá, sarapatel e outras.
A 7 Festa Nordestina terá entrada franca. A expectativa da organização é de que o público estimado em 40 mil pessoas no ano anterior seja superado. ''Adquirimos experiência no ano passado e estamos preparados para receber o público. Dobramos o número de pessoas envolvidas em segurança, limpeza e recepção'', antecipa a diretora do museu.