Milhares de fiéis de Londrina e região se reúnem neste sábado (12), no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, para a tradicional Festa da Padroeira. A expectativa é de que 30 mil pessoas passem pelo Santuário ao longo do dia.
Para atender o grande público, cerca de 500 voluntários, ajudaram na organização do evento, 150 a mais do que o número registrado no ano passado. Logo pela manhã, centenas de pessoas já organizavam a entrada dos milhares de fiéis nas missas e também nas filas do confessionário. Segundo o vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Edivan Pedro dos Santos, 15 mil hóstias foram levadas ao Santuário.
O público era tão grande que os 2 mil pastéis preparados pelos funcionários das barracas que ficam no entorno do Santuário para serem vendidos durante toda a manhã se esgotaram por volta das 8h30. Foi preciso imprimir um ritmo industrial na produção para dar conta do movimento.
Além de participar das missas e confissões, os fiéis aproveitaram a festa para benzer veículos. Segundo o Santos, cerca de 2 mil carros foram abençoados.
Para o vigário, a presença do Papa Francisco no comando da Igreja Católica, fez com que muitas pessoas renovassem sua fé. "Quando o Papa Bento XVI renunciou, muitos fiéis ficaram abalados, mas quando o Papa Francisco assumiu houve um reencantamento com a Igreja Católica", comentou. Segundo ele, as pessoas devem enxergar o dia de 12 de outubro não como um feriado, mas como uma data para a expressão religiosa.
(Com informações do repórter Vítor Ogawa, da Folha de Londrina)