Uma ferramenta de busca dentro do site da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) ajuda você a localizar os túmulos de seus amigos e entes queridos antes de você visitar os cemitérios no Dia de Finados ou em qualquer outra ocasião. A ferramenta de busca está disponível no site da Acesf.
No entanto, a ferramenta dentro do site da Acesf só funciona para os cemitérios públicos. Em relação aos cemitérios particulares, alguns têm sua própria ferramenta de busca ou então é preciso entrar em contato com administração.
A reportagem testou a ferramenta e percebeu que, muitas vezes, ao colocar o nome completo do falecido o sistema não encontrava as informações. Portanto, é preciso colocar apenas um nome ou sobrenome e ir checando por ano até encontrar as informações sobre a localização do túmulo.
Lembrando que o primeiro nome que aparece é do concessionário, ou seja, do titular das sepulturas. O nome do falecido aparece logo abaixo, seguido pelo ano de sepultamento, o cemitério no qual foi sepultado e a localização do túmulo com o número da quadra e da sepultura.
Atendimento presencial
Caso os visitantes prefiram localizar diretamente nos locais, equipes da Acesf estarão em todos os cemitérios na próxima quinta-feira (2), no Dia de Finados, auxiliando todas as pessoas para encontrarem mais facilmente os túmulos de seus amigos e entes queridos. A Acesf estima que 120 mil pessoas visitarão os treze cemitérios de Londrina.
Em todos os cemitérios terão servidores da Acesf que vão entregar mapas aos visitantes, além de consultarem no sistema o local exato de cada túmulo, caso os visitantes precisem de ajuda para localizarem.
Mutirão emergencial
Devido às fortes chuvas que caíram em Londrina nos últimos dias, cemitérios municipais da área urbana do município tiveram problemas com queda de galhos de árvores e sujeira. Segundo avaliação feita pela Acesf, os mais prejudicados foram os cemitérios Padre Anchieta, na zona leste, e Jardim da Saudade, na zona norte.
O superintendente da Acesf, Douglas Pereira (Tio Douglas), afirmou que as chuvas acabaram desfazendo o trabalho de limpeza que os servidores da autarquia realizaram em outubro. "Infelizmente essas chuvas trouxeram muita sujeira e acabaram ocasionando a queda de muitos galhos, às vésperas do feriado de Finados, quando esperamos a visita de milhares de pessoas."
Com o objetivo de solucionar os incidentes, os servidores da Acesf estão trabalhando na manutenção dos espaços, com jornada estendida. "Montamos uma força-tarefa para que, na tarde desta quarta-feira (1º), os cemitérios estejam limpos e organizados novamente, especialmente o Padre Anchieta, que sofreu mais danos. Na quinta-feira (2) estaremos prontos, e a comunidade poderá visitar estes espaços com conforto e segurança."
Os treze cemitérios de Londrina receberam um mutirão de serviços no mês de outubro. Dentre as atividades executadas, estão a dedetização das áreas, poda de árvores e retirada de entulhos. Também foi feita limpeza, varrição, capina, roçagem e melhorias na iluminação dos espaços.