O final de semana reserva espaço para muito forró e um cardápio de guloseimas em mais uma Festa Nordestina de Londrina. De sexta-feira a domingo, a oitava edição do evento volta a movimentar o Museu de Arte, com shows, apresentações folclóricas, literatura de cordel, danças populares, além de 15 barracas de artesanato e comidas típicas. A festa começa às 18 horas, com entrada franca.
Realizada pelo produtor Raimundo Maia - o ''Ceará'' (idealizador do evento) - e pela Secretaria Municipal da Cultura, a Festa Nordestina foi concentrada este ano em três dias (em 2002 eram cinco), com patrocínio da Sercomtel. Mesmo assim, a organização espera um público maior.
No ano passado, a festa reuniu cerca de 50 mil pessoas, de acordo com a organização. A expectativa é atingir 70 mil visitantes, incluindo o público da exposição de mamulengos do mestre Valdeck de Garanhuns, aberta terça-feira no Museu de Arte.
Valdeck já participou do evento londrinense há duas edições, com oficinas de xilogravura e cordel. O mestre pernambucano retorna à cidade para ensinar como é feito o boneco de mamulengo (teatro popular do Pernambuco). A exposição mostra cerca de 60 peças que integram o acervo pessoal do Mestre Valdeck, que também está ministrando uma oficina de confecção e manipulação desses bonecos.
Alguns participantes mostrarão o trabalho final no sábado, às 19 horas, junto com o show do Mestre Valdeck. Segundo a diretora do museu, Sandra Jóia, os participantes da oficina estão passando por um trabalho de formação que permitirá repassar as técnicas a outras pessoas da comunidade.
Mestre Valdeck participará da cerimônia de abertura da festa, fazendo a doação de títulos de literatura de cordel para a Biblioteca Central da UEL e de uma gravura para o ''Acervo da Arte Popular Brasileira'', projeto do Museu de Arte.
Durante a cerimônia, também serão homenageados nordestinos que há anos moram em Londrina e que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, entre eles, o médico e ex-prefeito de Londrina, Dalton Paranaguá.
Ainda na programação de amanhã, alunos da Escola Municipal Aracy Soares Santos, do distrito de Irerê, apresentam às 19 horas o espetáculo ''A Vida do Retirante''. Às 20 horas, o grupo Siricora faz o primeiro show da noite, seguido da apresentação de Edval e Banda.
Raimundo Ceará conta que uma das novidades da festa é o concurso de forró. Duplas interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente até hoje no Museu. ''No sábado realizaremos a eliminatória e, no domingo, a final, sempre a partir das 20 horas'', diz. O concurso concederá prêmios que vão de R$ 50,00 a R$ 300,00.
Sábado, a festa começa às 12 horas, com show de Tião Londrina às 14 horas. Às 17 horas tem apresentação de Bumba-meu-boi com o grupo Boi da União. Mestre Valdeck mostra seu Teatro de Mamulengo às 19 horas. Quem embala a eliminatória do concurso de forró é a tradicional Banda Asa Branca, de Vicente Luis, que faz o último show da noite.
Quem quiser uma comida diferente no almoço de domingo tem várias opções. O público poderá provar pratos da culinária nordestina como vatapá, acarajé, sarapatel, buchada de bode e baião de dois. Às 13 horas, o músico Teixeira sobe ao palco. Às 17 horas é a vez do Grupo Folclórico de Lerroville apresentar o Maracatu (manifestação típica do Pernambuco).
''Estamos integrando escolas municipais e grupos dos distritos de Londrina na programação, unindo a comunidade na nossa festa'', salienta Sandra Jóia. Às 18 horas tem mais Teatro de Mamulengo e, às 19 horas, o espetáculo ''Cosmogonia Cultural'', do Projeto Berimbau da Cidadania. Para encerrar a festa está programado um show com a Banda do Mestre Paraíba.
SERVIÇO:
8ª Festa Nordestina de Londrina. Abertura hoje, às 18 horas, no Museu de Arte (Rua Sergipe, 640). Prossegue sexta-feira e domingo, a partir das 12 horas. Entrada franca. Realização: Secretaria Municipal da Cultura e Raimundo Maia.