Londrina sedia a partir desta quinta-feira até a próxima terça-feira o 31º Encontro Científico dos Estudantes de Medicina (Ecem), promovido pela Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem) em parceira com o Centro Acadêmico Samuel Pessoa (Casp) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Cerca de três mil acadêmicos de Medicina de todo o País vão discutir temas sobre a humanização da profissão e políticas de saúde. Maior encontro estudantil já realizado na UEL, o evento pela primeira vez é promovido fora de capitais. A abertura acontece às 14 horas, no Centro de Educação Física e Desportos da UEL.
Segundo Ricardo Fujita, membro da comissão organizadora, o Ecem supera o Congresso Brasileiro de Medicina, realizado normalmente em janeiro. Entre os objetivos do encontro estão a integração entre os acadêmicos, a divulgação de trabalhos científicos, a discussão de temas políticos voltados à saúde e a eleição dos coordenadores nacionais da Direção Nacional dos Estudantes de Medicina, a principal entidade no meio estudantil.
Para relaxar, também estão programadas oficinas de escalada e rapel, canoagem, capoeira, dança flamenca, xadrez e cinema. 'Além disso, todos os dias de manhã teremos algumas atividades diversas, como workshop de forró e alongamento', diz Fujita.
* Leia mais em reportagem de Telma Elorza na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta quinta-feira