Uma verdadeira reverência à Terra do Sol Nascente. Assim pode ser considerada a continuidade da Secretaria Municipal de Educação ao propor o concurso "O Japão que inspira", que em 2024 chega a sua 6ª edição com o tema “A participação dos japoneses na construção de Londrina” - alusiva aos 90 anos da cidade.
O projeto teve origem por meio da provocação da professora Luzia Yamashita Deliberador ao Eduardo Tominaga, na época, coordenador da Expo Japão: realizar uma parceria com as escolas, incentivando a produção de textos sobre a irmandade Brasil-Japão.
Anos mais tarde, eleito vereador, a proposta de levar a cultura japonesa e nipo-brasileira às crianças, acendeu a ideia de envolver os alunos da rede municipal. Foi aí que o projeto ganhou força e foi oficialmente integrado às atividades da rede municipal de Educação e se transformou em um concurso de redação.
Leia mais:
Apesar dos problemas na rodoviária de Londrina, comerciantes desaprovam concessão pública
Feto é encontrado nas grades de limpeza de estação de tratamento da Sanepar
Longa inspirado no histórico assalto ao Banestado terá Murilo Benício e Christian Malheiros no elenco
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
Coordenado pela pesquisadora da cultura japonesa Klissia Tiba, o concurso de redação tem o apoio da Expo Japão, Acel ( Associação Cultural e Esportiva de Londrina), Prefeitura de Londrina por meio da SME (Secretaria Municipal de Educação) e Mauricio de Sousa Produções, o projeto nasceu em 2018, em comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa ao Brasil com esse tema.
Em 2019, o tema foi Tomodachi: Amigos. Em 2020 e 2021, foi interrompido em razão da pandemia. Em 2022, Tomodachi: Laços de Amizade foi o assunto e em 2023 os alunos escreveram sobre os 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil e os Laços de Amizade.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: