A implantação de uma trincheira entre as avenidas Rio Branco e Leste-Oeste prossegue com a construção da base de contenção do túnel. São colocadas estacas, vigas e demais elementos de sustentação da estrutura que formará o túnel a ser construído em concreto.
De acordo com o Executivo, cerca de um terço desta base, denominada cortina de contenção, está pronta, e os serviços incluem a preparação das paredes da trincheira. Maquinários para perfurações, escavações e demolições estão entre os principais componentes da obra nesse momento, permitindo edificar a fundação do túnel, que terá 600 estacas.
Uma estrutura de tubo ármico está sendo instalada dentro do processo de revitalização das galerias pluviais, que está ganhando um novo sistema. A implantação é feita em extensão de mais de 120 metros, desde a rua Araguaia até a área da rotatória da Rio Branco com a Leste-Oeste, em estrutura de 1,20m por 1,20m. A recuperação das galerias pluviais já vêm sendo feita ao longo da avenida Rio Branco, desde a altura do viaduto da BR-369, sentido norte/centro.
Leia mais:
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Quarta-feira será de Sol e tempo estável em Londrina e nos municípios da região
Moradora de Londrina ganha R$ 100 mil no sorteio do Nota Paraná
Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina
A obra, iniciada em janeiro de 2021, terá 4.618 m² em contenção em concreto armado e 1.167 m² de pavimento novo. Serão aplicadas 6.600 toneladas de massa asfáltica.
Estão sendo investidos mais de R$ 25 milhões. A obra é vistoriada nesta terça-feira (3) pelos secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; de Obras e Pavimentação, João Verçosa e de Gestão Pública, Fábio Cavazotti; além de engenheiros da Prefeitura, e também de empresas responsáveis pela realização de obras na cidade.