A Câmara de Vereadores de Londrina aprovou nesta semana a redação final do projeto de lei, de autoria do vereador Tio Douglas (PTB), que obriga a implantação de estacionamento para bicicletas em locais de grande circulação de pessoas, como órgãos públicos, parques, shoppings centers, supermercados, agências bancárias, terminais de embarque, instalações desportivas, calçadão, entre outras áreas.
A definição dos locais que deverão receber os estacionamentos leva em consideração a segurança de ciclistas e dos pedestres. Os estacionamentos poderão ser classificados como bicicletários públicos ou privados para períodos de longa duração; ou paraciclos, localizados em vias públicas, para períodos de curta e média duração.
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) já iniciou a construção de bicicletários no calçadão: um ao lado do chafariz e outro entre as ruas Pernambuco e Professor João Cândido.
As demais áreas devem começar a receber os estacionamentos só após a sanção do projeto de lei. O vereador autor da matéria pretende realizar reuniões entre poderes público e privado com o objetivo de discutir o que pode ser feito para que a lei seja cumprida.