A Vigilância Sanitária, em parceria com a 17ª Regional da Saúde e com os professores e alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Londrina (UEL), irão realizar o programa de vacinação antirrábica em cães e gatos para a prevenção da doença transmitida pelo morcego. A vacinação acontecerá no Jardim Mediterrâneo, das na próxima segunda-feira (21), das 8h às 17h.
Através de uma denúncia feita por uma moradora do Jardim Mediterrâneo, foi detectado região um caso positivo de morcego para raiva. "Por meio da denúncia, foi feito um bloqueio de foco no raio de quinhentos metros, a partir do local, com trabalho de orientação nas casas e levantamento dos animais domésticos existentes. Através deste, foram encontrados 419 animais, entre eles 350 cães e 69 gatos", explicou o coordenador de Alimentos e Zoonoses da Vigilância Sanitária, Mário Sergio Estadar Pereira.
A vacinação antirrábica é muito importante, já que ela previne de uma possível epidemia, pois o animal infectado pode transmitir a doença para o homem. "Orientamos a população, quanto aos cuidados com o morcego, para nunca tocar no animal, fechar os forros da casa, pois o animal gosta da penumbra, se já houver algum morcego no forro é preciso afugentá-lo com a claridade de um foco de luz no local", recomendou a gerente da Vigilância Sanitária, Denise Nunes.