A Câmara de Vereadores de Londrina realiza nesta sexta-feira (11), às 20h, a sessão solene de entrega do Título de Cidadão Honorário ao presidente da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), engenheiro Luciano Pizzatto. A iniciativa da homenagem é do vereador Gerson Araújo (PSDB), subscrita pelos vereadores Professor Rony Alves (PTB) e Jamil Janene (PP) e sancionada por meio da lei 11.837, de 15 de maio de 2013.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da Compagas, Luciano Pizzatto, 56 anos, nasceu em Curitiba (PR) em 23 de março de 1957. Técnico em Eletrônica pelo CEFET, recebeu o prêmio nacional de Física em acústica na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febraci) em 1974. Formou-se em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1979. Em 1986 recebeu o 1° prêmio nacional de Ecologia, promovido pelo CNPq/Fundação Roberto Marinho e pelo Ministério de Minas e Energia. Concluiu Especialização em Direito Socioambiental pela Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em 2004.
Deputado estadual por um mandato (1989-1991) e deputado federal por quatro legislaturas (1991-2011), Luciano Pizzatto (DEM-PR) é atualmente o 2° suplente na Câmara dos Deputados até 2015. Como parlamentar, participou e presidiu cerca de 1.200 audiências públicas, seminários e reuniões técnicas públicas na área de meio ambiente, minorias e direito do consumidor, segurança nacional e energia. Participou e participa de aproximadamente 50 conselhos nacionais e internacionais na área ambiental e empresarial. Possui cerca de 130 artigos publicados, e quatro livros.
Leia mais:
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Feira Londrina Criativa acontece neste fim de semana em shopping da zona norte
Pizzatto foi diretor de Parques Nacionais e Reservas do IBDF/IBAMA, e criou neste período dez unidades de conservação federais, dentre elas os Parques Nacionais de Fernando de Noronha, Chapada dos Guimarães e Superagui. Também participou do Programa Nossa Natureza, o qual culminou com a criação do IBAMA, tendo sido membro da comissão de estruturação do órgão federal e realizado o primeiro programa emergencial de proteção às queimadas para a Amazônia em 1989.
Na área do gás, Pizzatto presidiu a PEC do Gás, fiscalizou a negociação do Gasoduto Brasil-Bolívia, foi presidente do Grupo Parlamentar dos Combustíveis (Parlacom). Recebeu dezenas de condecorações e menções honrosas nacionais e internacionais, entre elas as condecorações no mais alto grau da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, do EMFA, da Ordem do Rio Branco das Relações Exteriores, do Mérito Cartográfico Nacional, e da Ordem de Cavaleiro da República da Itália, tendo participado de mais de 20 missões oficiais ao exterior, três em áreas de conflito militar. Ocupa atualmente o cargo de diretor-presidente da Companhia Paranaense de Gás (Compagas).
"Considero que o engenheiro Luciano Pizzatto poderia receber este título de qualquer cidade do Paraná em razão do seu currículo e histórico de atuação na área socioambiental", disse o autor da homenagem, o vereador Gerson Araújo. E continuou: "O nosso homenageado é exemplo de conhecimento científico colocado à disposição do interesse coletivo, em defesa da vida e do ambiente no qual vivemos. Merece o nosso reconhecimento e homenagem".