Londrina

"É nobre assumir a verdade", diz padre Fábio

21 mai 2010 às 00:01

O padre Fábio de Melo, maior nome da igreja católica no Brasil na atualidade, escreveu em seu blog esta semana sobre "pecados públicos". Apesar de não citar nominalmente, o texto parece uma clara referência à prisão do padre Silvio Andrei, na madrugada do último domingo em Ibiporã. Os dois trabalhavam juntos na rede de televisão católica Canção Nova.

"Tem ficado cada vez mais difícil a gente se reconciliar com os erros cometidos. A vida privada acabou. O acontecimento particular passa a pertencer a todos. A internet é um recurso para que isso aconteça. Os poucos minutos noticiados não cairão no esquecimento. Mas o que fazer quando a imagem disponível refere-se ao momento trágico da vida de uma pessoa? Indigência exposta, ferida que foi cavada pelos dedos pontiagudos da fragilidade humana?", indagou o padre. Vários setores da sociedade questionam a postura da imprensa ao exibir imagens do padre embriagado e seminu, acorrentado pelos pés em uma sala da delegacia de Ibiporã.

O padre Fábio de Melo continua o texto no blog falando sobre a falha humana, argumentando que todos são passíveis de erros. "Admitir os erros é questão de maturidade. Esperamos que todos o façam. É nobre assumir a verdade, esclarecer os fatos. Mais que isso. É necessário assumir as conseqüências jurídicas e morais dos erros cometidos. Não se trata de sugerir acobertamento, nem tampouco solicitar que afrouxem as regras", declarou.

"O erro humano só pode ser superado quando aquele que erra encontra um espaço misericordioso que o ajude a reorientar a conduta. Nisso somos todos iguais. Acusadores e defensores. Ou há alguém entre nós que nunca tenha necessitado de ser olhado com misericórida?", finalizou o padre no texto publicado em seu blog.


Continue lendo