A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seccional Paraná realiza eleições para escolha dos dirigentes da entidade no dia 17 de novembro. Na subseção de Londrina, duas chapas concorrem ao pleito para o mandato de 1º de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2012 - a XI de Agosto, encabeçada por Elizandro Pellin, atual vice-presidente da subseção, e Ideal é OAB Para Você, presidida pela advogada especializada em Direito do Trabalho e professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maria Zélia de Oliveira e Oliveira.
Democratização da OAB para que haja participação maciça e ativa dos advogados, projetos específicos para os jovens profissionais e defesa das prerrogativas profissionais são as principais propostas da chapa Ideal é OAB Para Você. ''Há mais de 20 anos o mesmo grupo está à frente da direção da entidade. É hora de arejar a administração'', defende Maria Zélia.
De acordo com a candidata, muitos projetos estão voltados à inserção do jovem advogado no mercado de trabalho, como ''Meu Escritório'', cujo objetivo é facilitar a obtenção de linhas de financiamento ao jovem profissional para que possa se estabelecer. Entre outras propostas estão o ''Portal da Transparência'', onde serão disponibilizadas informações referentes à administração da subseção e realização de estudos e diagnósticos das questões ambientais das regiões abrangidas pela entidade.
Defesa incondicional das prerrogativas dos advogados, com uma Comissão de Prerrogativas Permanente para atuação 24 horas, viabilizar recursos financeiros para a conclusão da nova sede, facilitar a criação de mecanismos de comunicação entre a diretoria e os advogados e desenvolver projetos voltados ao advogado recém-formado são algumas das propostas da chapa XI de Agosto.
''Temos um histórico de luta pela classe, e nesta chapa incorporamos novos membros para que haja a imprescindível renovação que se exige a cada mandato'', afirmou Pellin. Construção da primeira fase da nova sede da OAB, serviço gratuito de envio de intimações publicadas nos Diários da Justiça (Recorte Digital OAB), instalação da 7 Vara do Trabalho em Londrina e ônibus gratuito interfórum foram algumas das conquistas da diretoria citadas pelo candidato nas últimas gestões.
Três mil e novecentos advogados estão aptos a votar na subseção de Londrina, que engloba 15 comarcas. O horário de votação é das 8 às 17 horas. O voto é obrigatório. O profissional que não comparecer e não justificar sua ausência dentro de 60 dias após a eleição será punido com multa de 20% do valor da anuidade.