O atual arcebispo de Joinville (SC), Dom Orlando Brandes, é o o novo arcebispo de Londrina. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (10) pelo arcebispo de Londrina, Dom Albano Cavallin, 76.
O atual arcebispo de Londrina conhece seu sucessor há muito tempo, já que foi professor de catequese dele em Curitiba.
Brandes nasceu na região de Lages, em Santa Catarina, em 13 de abril de 1946 Ele estudou filosofia no Seminário São José Vianney, de Lages e no Seminário Rainha dos Apóstolos, em Curitiba. Formou-se em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e em Teologia Moral na Pontifícia Academia Alfonsiana de Roma.
D. Orlando Brandes começou a vida sacerdotal em 6 de julho de 1974, em Lages. Ele já atuou como professor e diretor no Instituto Teológico de Santa Catarina, foi diretor espiritual das Dioceses de Lages e Joinville e reitor do Seminário Maior de Florianópolis. Foi nomeado bispo de Joinville em março de 1994. Dom Orlando Brandes tem participação semanal na Rede Vida, maior canal católico da televisão.
O pedido de aposentadoria de Dom Albano foi encaminhado à Santa Sé em abril do ano passado, às vésperas do aniversário de 75 anos, como prevê as leis da Igreja Católica. O religioso liderou a arquidiocese de Londrina durante 14 anos.
A escolha do novo arcebispo foi feita pelo Papa Bento XVI através de uma lista tríplice com os nomes dos indicados para a função. A partir do anúncio oficial, o novo arcebispo assume o cargo em um prazo de três meses.
>>Leia mais na Folha de Londrina desta quinta-feira