A Avenida Higienópolis será palco do Dia Mundial sem Carro neste sábado (22). O evento será das 7h às 17h, na região central de Londrina, entre a Rua Sergipe e a Avenida Juscelino Kubitschek. O objetivo é chamar a atenção para soluções alternativas de mobilidade urbana, como a bicicleta e o ônibus, e ainda entregar ao pedestre um espaço tradicionalmente ocupado por veículos – como acontece em São Paulo, por exemplo, com o Minhocão. A programação inclui serviços de saúde, cidadania, esporte e lazer.
As atrações se estendem durante todo o dia, mas algumas atividades ocorrem em horários específicos. Das 7h30 às 8h30, na quadra entre as ruas Goiás e Espírito Santo, o grupo Believe & Run traz técnicas de fortalecimento mental e estrutural para corredores amadores e profissionais. Às 9h, tutores de animais participam da "cãominhada" – caminhada dos pets.
Às 10h, na rotatória da Higienópolis com a JK, a professora Camila Tabosa oferece aos participantes uma aula de Kundalini Yoga – técnica que visa fortalecer as energias mental, física e nervosa do corpo humano. No mesmo horário, na altura do nº 682 da via, ocorre um "treinão" de Muay thai com o pessoal da academia Pattaya Fight Camp.
Às 14h30, o Decanato Centro da Arquidiocese de Londrina realiza a "Caminhada por um Mundo Melhor". O percurso segue até o Santuário Eucarístico Mariano, na Avenida Madre Leônia Milito, e tem como ponto de partida a Paróquia Imaculada Conceição, situada na Rua Tupi, nº 241.
Às 15h, ciclistas de toda a cidade participam de mais uma edição do "Ciclo Sesc – Movimente sua Vida no Pedal". Com concentração e largada próximo à rua Pio XII, o passeio ciclístico tem trajeto de 15 km e passa pelas principais vias do município.
Já das 10h às 15h, o violinista Roney Marczak, a dupla sertaneja Manu e Gabriel e as bandas Os Últimos Cães da Terra, Maniáticos do Reverb e Hermano Elétrix agitam o palco CMTU com muita música e descontração.
A programação inclui também feira de adoção de animais, cama elástica e xadrez gigante para a criançada, aula de bike para os que não sabem andar de bicicleta, exposição de motos, carros e ônibus antigos e espetáculo teatral. Haverá ainda distribuição de água, corte de cabelo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, doação de mudas de árvore e participação do canil e cavalaria da PM (Polícia Militar). Complementam o rol de atrações jogos de tênis de mesa, basquete, vôlei, parede de escalada e arco e flecha.
O Dia Mundial sem Carro em Londrina é uma realização da Prefeitura, por intermédio da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), em parceria com as secretarias municipais do Ambiente e Idoso, Sercomtel, PM, Detran-PR, Sesc, Senac, universidades, emissoras de televisão, ONGs e empresas apoiadoras.